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segunda-feira, 20 de julho de 2020

+ QUE CORRER


O projeto + QUE CORRER apresenta artigos que mostram dicas, opções, assuntos e formas de saudáveis de vida que podem ajudar você a viver melhor.



HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL

Durante a atividade física, os músculos produzem grande quantidade de calor que deve dissipar-se ao ambiente, caso contrário, ocorrerá um aumento da temperatura central do corpo. A sudorese (transpiração), é uma resposta fisiológica que tenta limitar este aumento de temperatura. Contudo, se ocorrer perda de líquidos e esta resposta não for compensada com a ingestão de líquidos, haverá um desequilíbrio na regulação da temperatura, diminuição do rendimento e, possivelmente, da saúde.
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O PROCESSO DE HIDRATAÇÃO 
De acordo com o American College of Sports Medicine (Colégio Americano de Medicina Esportiva) a recomendação para ingestão de líquidos antes, durante e após exercícios físicos visa prevenir a desidratação, que prejudica o funcionamento normal do organismo e do rendimento físico.
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💦A ingestão de 500 ml de líquidos cerca de 2 horas ANTES do exercício, garante o início da atividade com um nível adequado de hidratação, além do tempo suficiente para eliminar o excesso de líquidos.
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💦Principalmente DURANTE a atividade física. A ingestão de líquidos deve compensar ou repor tanto quanto for possível a quantidade de líquidos perdida pela sudorese.Recomenda-se de 150 ml a 300 ml em intervalos regulares, a cada 15 ou 20 minutos.
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⚠️ATENÇÃO:
👉A Reposição Hídrica não se faz com volume e sim com freqüência de ingestão de líquidos, portanto, deve-se iniciar a hidratação cedo e de forma regular.
👉A quantidade e freqüência devem ajustar-se de acordo com a sudorese, tolerância e a velocidade de esvaziamento gástrico de cada indivíduo.
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💦APÓS a atividade física, uma hidratação adequada restabelece o equilíbrio de água e eletrólitos, sendo essencial no processo de recuperação.
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Hidrate-se, antes, durante e após a atividade física.

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